BLOG DESATIVADO
Novo endereço de site entre agora - http://marombandoo.blogspot.com.br





A maioria das pesquisas que cobrem este assunto costumam provar que treinar a tarde é mais efetivo do que de manhã quando o assunto é força. Apesar da força ser importante no treino, para quem quer ganhar massa muscular, o que importa mais é sempre a hipertrofia.
Um estudo realizado na University of Southern Mississippi fez com que 16 homens treinassem com pesos por 10 semanas com uma divisão AB 2X(Divisão de treino de 2 dias, 2 vezes na semana). Cada treino consistia em 45 minutos de treino com pesos, seguido de 45 minutos de aeróbicos. Metade dos envolvidos no estudo treinaram de manhã(depois das 10 horas da manhã) e a outra metade treinou no fim da tarde(após as 6 horas da tarde).
Os pesquisadores descobriram que o grupo que treinou no fim da tarde obteve um aumentoo de 3% no ganho de massa muscular e cerca de 4% na perda de gordura, enquanto grupo que treinou de manhã não obteve ganhos consideráveis comparados com os que treinaram a tarde. Os pesquisadores não tem certeza do porquê desta diferença, mas resumiram que o aumento de massa muscular durante a tarde é devido ao fato de que as pessoas geralmente são mais fortes a tarde. Eles também sugerem que o aumento na perda de gordura ocorreu, pois a sessão de exercícios aumentou o metabolismo justamente no horário que ele começa a ficar mais lento.

Conclusão

Quando o assunto é ganhar massa muscular, perder gordura e ganhar força, aparentemente o treinamento no fim da tarde possui uma pequena vantagem sobre o treinamento de manhã. Contudo, o melhor horário para treinar é aquele que se encaixa com as suas necessidades, não adianta tentar treinar a tarde só para maximizar os ganhos sendo que o treino não poderia ter o mesmo tempo e dedicação que teria de manhã, por exemplo.
Texto por: Jim Stoppani, PhD
Referências: T. Scheett, “Effect of training time of day on body composition, muscular strength and endurance,” National Strength
and Conditioning Association Annual Meeting

Leave a Reply